quinta-feira, 24 de março de 2011

Aos putos



Sempre que uns putos aqui de frente
Danam-se a falar de deus
E a cantar
E a chorar cantando,
Aos gritos,
Eu fico cá
Ressabiado, carrancudo e triste
Por ter de ouvi-los deveras
E, transtornado,
Surpreender-me pensando 
Nesse deus qualquer
E suas colunas de fogo
E seus anjos vingadores
E seus milagres mesquinhos,
Arbitrários

Argh! estou farto dessa nódoa cálida
Que surrupia a suavidade do meu dia
E embota palidamente meu sorriso cansado...
Envelheci precocemente, sei.
E as rugas que marcam 
Profundamente minha alma casmurra
São como fendas intransponíveis
Que me separam da eterna criança que fui
Quando nasci de novo
E agora, no ocaso de minha vida vã
Fecho os olhos e não choro
Deus se foi, não volta
Ficaram eu
Meus calos
Minhas dores
E a lembrança ôca
Daquelas belas estórias
E das verdades rôtas
Que me faziam suspirar
Esperando tropegamente 
Pelos tempos melhores de além.



*Imagem: "Le mal du pays" (1941), de René Magritte.

7 comentários:

  1. Natan... vc é foda, véi!!! hauhauahuhaua
    Como falar de um troço desse em poesia, sendo sarcástico, crítico, pessimista e belo?!!!

    Moço... não tenho uns putos na frente da minha casa, mas tive essa semana uma experiência parecida com o agravante de QUEM "surrupiou a suavidade do meu dia"... Tenho umas pessoas caras na minha vida que são neopentecostais, pentecas de pé roxo, e outros pentecostes mais que vier...

    Cara... é muita loucura, lavagem cerebral, é caso de internação psiquiátrica!!! Me jogaram no inferno, e estão lutando com o diabo pra salvar minha alma só porque me separei, estudei Teologia e depois Filosofia(!!!!) e coloquei uma foto de biquine no orkut!!! Agora tu acha??!!! A gente não tem o direito de ser quem a gente é não!!!

    Talvez vc, eu e uns poucos companheiros nossos não tenham envelhecido precocemente. Talvez apenas decidimos não viver num conto de fadas acreditando em uma vida que tem apenas dois lados, e que esses lados vivem em guerra, e que no final sempre o bem vence!!! (até parece uma história de Spielberg) huahuahauhauuahuahua

    Talvez, simplesmente não precisamos mais do conforto da ideia do céu após a morte pra viver em paz aqui... talvez conseguimos ver beleza na vida e aceitar seu percurso natural... "Tudo quanto vive, vive porque muda; muda porque passa; e, porque passa, morre. Tudo quanto vive perpetuamente se torna outra coisa, constantemente se nega, se furta à vida." Fernando Pessoa.

    Eu fico com a ideia de Deus que me faz bem, que me ajuda a ser lúcida, e não que me veda os olhos pra vida!!!

    Eu fiz meio que um desabafo no teu blog... Desculpa amigo... Mas é que não consigo nem devo chamar essas pessoas caras na minha vida de "putos", mas quero me dar o direito de ficar puta com tudo isso!!!!

    Adorei teu post!!! Vc é fodaaaa, Natan!!!!
    Homi corajoso da peste!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, minha amiga querida, como é bom saber q não estou tão só nesse mundo... Obrigado, de coração, pela sua contribuição. Fiquei imensamente feliz. Obrigado tb pelo elogio de me chamar de "foda". Tem coisa melhor na vida do que uma boa e bela foda? hauauha Aiai.. acho q n.

    Enfim, mas vamos para o sério: tb tenho alguns amigos "pentencas" q me são bastante caros, jamais os chamaria de "putos", pelo menos não em prosa. Na poesia, entretanto, me sinto livre pra escrever o que quiser, daí essa "putaria" toda. rsrsrs. A ideia era mesmo de "me dar o direito de ficar puto com tudo isso" e transformar essa ira em texto poético. Usei o termo "puto" pq considero q as igrejas (não só as pentencostais) são verdadeiros puteiros, onde Deus é vendido (literalmente) e líderes tb se vendem, como verdadeiros prostitutos (que as prostitutas me perdoem pela famigerada comparação). Ora, nessa poesia tentei seguir a tradição dos profetas veterotestamentários que, como vc bem se lembra, não se cansavam de xingar o povo que se afastava dos caminhos de Javé.

    Outra coisa interessante tb é que "puto", no português de Portugal significa "criança" e, nesse sentido, eu poderia colocar essa poesia tb na tradição paulina, que chamou atenção dos cristãos de Corinto quanto às suas práticas infantis.

    E quanto à galera que pega no seu pé (ou no pé da sua alma, sei lá rsrssr) eu só posso te dizer q sinto muito. Graças a Deus eu acho q os meus "amigos crentes" cansaram de me encher o saco. Eu sumi e acho q eles me esqueceram. Estou cuidando da minha vida e só. Não passo nem em calçada de igreja nenhuma. Vivo meu, por assim dizer, "cristianismo agnóstico" com os meus. Apenas. "Estou farto de semideuses" (só para citar o Pessoa tb rsrsrs).

    Bom, cansei de escrever, só queria terminar dizendo que concordo plenamente com vc, "não precisamos mais do conforto da ideia do céu pra viver em paz aqui" e eu tb "fico com a ideia de Deus que me faz vem, que me ajuda a ser lúcido, e não que me veda os olhos pra vida".

    Um cheiro bem grande, Netinha. Cada dia amo mais vc. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Natan,
    Buscar as conexões com a vida, não fugir da "vocação de ser humano", ver beleza nas "rugas", nos "calos" e nas "dores"...
    Ah!!! E eu não esqueci de você, brother!!! hehehe!!!
    Parabéns pelo texto!!!

    Abração!

    www.estradasou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Wendel, meu amigo! Fico feliz de ter um blogueiro tão renomado rondando meu redemoinho... Estou tentando, meu velho, não fugir da vocação de ser humano, mas do meu jeito humano de ser. ;D

    Um grande abraço. Certamente estarei rondando pela sua estrada tb, querido. Aguarde.

    ResponderExcluir
  5. Saudade de ler sua crítica cítrica cintilante!!! rsss :)
    \0/\0/\0/

    ResponderExcluir
  6. Netinha querida, eu andei escrevendo umas coisas, mas o tempo anda ligeiro e está me trapaceando. O redemoinho está me enlouquecendo. Em breve postarei uma coisa qualquer. E não é só ao meu blog q estou devendo - devo comentários em blogs de amigos, estou com alguns trabalhos atrasados na faculdade, emails não respondidos, projetos deixados de lado, além dos livros e textos por ler e filmes por assistir que vão se acumulando... enfim, "c'est la vie". Um cheiro. Obrigado pelo incentivo, sou seu fã.

    Ah! "crítica cintilante" foi ótimo... heuahaeuha

    ResponderExcluir